GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
Firjan defende conclusão das obras de Angra 3

Federação entrega Nota técnica ao ministro de Minas e Energia, explicando os impactos positivos e ações necessárias para a retomada da construção da usina

A Firjan entregou no último dia (22/3) ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a Nota Técnica “Impacto da conclusão de Angra 3 para a segurança energética e o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil”. No documento, a federação defende os impactos positivos da conclusão das obras para o estado do Rio e o país.

Os benefícios da construção da usina nuclear Angra 3 ultrapassam os benefícios energéticos, tais como a geração firme de energia sem emissão de gases de efeito estufa e a modicidade tarifária no médio prazo. A retomada das obras da usina também traz impactos positivos capazes de revitalizar a economia fluminense como a geração de empregos no estado, pois abrirá cerca de 9 mil postos de trabalho diretos e indiretos. O impacto positivo refletirá ainda na segurança pública da região de Angra dos Reis, além de acelerar os investimentos em infraestrutura no Sul Fluminense.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da reunião do Conselho Empresarial de Energia da Firjan. O ministro e os conselheiros assistiram a uma apresentação do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, sobre o projeto de retomada das obras da usina Angra 3 e o modelo de licitação com a participação de parceiros internacionais.

A conclusão de Angra 3 integra o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025, um compromisso da federação com o desenvolvimento econômico e social fluminense e do país. Ainda segundo a nota técnica, os investimentos na usina nuclear têm um efeito multiplicador na economia regional e nacional.

Por fim, a federação enumera as ações necessárias para acelerar a retomada da construção de Angra 3: qualificar a obra no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal; desenhar um arcabouço regulatório próprio para geração nuclear, reduzindo a insegurança jurídica; e adotar mecanismos e compliance e transparência, mitigando os riscos de nova paralisação do projeto.

A Nota Técnica Impacto da conclusão de Angra 3 para a segurança energética e o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil pode ser acessada por meio deste link: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/oportunidades-para-concessoes-e-parcerias-publico-privadas-no-estado-e-nos-municipios-do-rio-de-janeiro.htm
Redação




 
DESTAQUES
 
 


 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil