GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
Cortes na produção de petróleo da Opep devem ajudar os lucros do xisto nos EUA em 2021

A decisão da Opep e de países aliados de cortar a produção de petróleo até março entregou um presente de Natal atrasado para as empresas de xisto dos EUA que reduziram os custos, mas qualquer aumento nos preços estimulado pelo movimento inesperado pode ser apenas um modesto estoque de estoque.

A produção de petróleo bruto dos Estados Unidos caiu 2 milhões de barris por dia no ano passado, pois os preços baixos e a demanda forçaram cortes na produção. Os investidores já vinham pressionando a indústria para conter os gastos e aumentar os retornos antes que a pandemia chegasse.

Na terça-feira, a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, disse que reduziria voluntariamente sua produção em 1 milhão de barris por dia (bpd) em fevereiro e março, depois que a Rússia pressionou para aumentar a produção, preocupada com o xisto americano capitalizando os cortes do grupo.

Rússia e Cazaquistão aumentarão sua produção, relutantes em ceder participação de mercado aos Estados Unidos. No geral, a OPEP + deveria restaurar 500.000 bpd em cada um dos dois meses. Autoridades sauditas temem que novos aumentos superem a demanda durante novos bloqueios de coronavírus.

Os preços do West Texas Intermediate na sexta-feira chegaram a US $ 52 por barril, e o preço futuro de 12 meses, que os produtores usam para planejar gastos em novos poços, atingiu US $ 51,37 o barril, ante US $ 44,63 no início de dezembro.

LINHAS INFERIORES PARA BENEFICIAR
Os preços do petróleo estão altos o suficiente para impulsionar os ganhos dos produtores americanos, dados os recentes cortes de custos e compromissos de manter a produção estável, mas é improvável que desviem os produtores de suas promessas de usar qualquer caixa adicional este ano para aumentar o retorno dos investidores ou pagar dívidas.

(Para um gráfico sobre o declínio da produção de petróleo dos EUA)

O aumento dos preços nos últimos anos “tendeu a ser um pouco uma miragem”, disse Thomas Jorden, presidente-executivo da Cimarex Energy. “Seremos altamente disciplinados na definição de um orçamento”, acrescentou ele em uma conferência do Goldman Sachs na quinta-feira.

Nos dois maiores campos de xisto dos EUA, as empresas de petróleo e gás têm lucros na faixa de US $ 30 a US $ 40 por barril, de acordo com a empresa de dados Rystad Energy. Os preços mais altos deste ano podem elevar o caixa operacional do grupo de xisto em 32%, disse Rystad.

Outro fator que beneficiará os produtores são os baixos custos do serviço do campo petrolífero. O excesso de capacidade nas empresas que fornecem areia para fracking e serviços cortam as tarifas e não têm conseguido aumentá-las.

“As margens são terríveis”, disse Chris Wright, presidente-executivo da Liberty Oilfield Services, a segunda maior empresa de fraturamento hidráulico da América do Norte. “Eles estão um pouco melhores agora do que eram há seis meses, mas ainda são terríveis.”

ATIVIDADE PERMANECE DEPRIMIDA
O Liberty manteve os clientes existentes durante a pandemia, mas os preços continuam tão baixos que não faz sentido ir atrás de novos clientes. A demanda por serviços de fracking está melhorando, mas fica aquém dos níveis que aumentariam a produção de xisto dos EUA, disse ele.

Os produtores de xisto historicamente aumentaram os orçamentos de produção com o aumento dos preços do petróleo, disse Linda Htein, gerente sênior de pesquisa da consultoria Wood Mackenzie. Mas “desta vez talvez seja um pouco diferente” porque a demanda global permanece incerta, disse ela.

O petróleo teria que atingir US $ 60 a US $ 65 por barril para restaurar a produção dos EUA em 1 milhão de bpd e, ao mesmo tempo, melhorar o retorno do investidor, disse Raoul LeBlanc, vice-presidente da provedora de dados IHS Markit.

Executivos de energia em Colorado, Oklahoma, Wyoming e norte do Novo México, em uma pesquisa do Federal Reserve Bank de Kansas City divulgada na sexta-feira, disseram que os preços do petróleo teriam uma média de US $ 56 por barril para que aumentassem substancialmente a perfuração.

A indústria retraiu tanto a atividade no ano passado que o trabalho em campos petrolíferos este ano significará “mitigação de declínios em vez de crescimento”, disse Sarp Ozkan, diretor sênior da empresa de análise Enverus.
Agência Reuters




 
DESTAQUES
 
 


 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil