GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
Empresa desenvolve tecnologia para soldagem voltada ao pré-sal

A Maemfe começa a executar em janeiro de 2013 projeto que visa desenvolver um equipamento para medição de aporte térmico em operações de soldagem. O principal foco de aplicação da tecnologia será a indústria de petróleo e gás offshore, dado que a solução evitará danos à microestrutura de materiais como aços inoxidáveis – essenciais para suportar ambientes agressivos como o do pré-sal – durante a soldagem.

“A tecnologia visa auxiliar procedimentos onde o controle dos parâmetros é imprescindível ao desempenho da junta soldada”, explica o diretor da metalúrgica, Jorge Dobão, destacando que o objetivo é impedir alterações significativas no comportamento mecânico do material soldado ao longo do processo.

O equipamento será desenvolvido tanto na área fabril da Maemfe, localizada no bairro de Jardim América, como em instalações do Parque Tecnológico da UFRJ e do SENAI. Os investimentos totais são da ordem de R$ 850 mil, sendo 40% aportados pela própria empresa e o restante, pelo Senai (30%) e Sesi (30%).

Com tempo de execução previsto de 18 meses, o projeto foi um dos contemplados pelo 9º edital de inovação Senai-Sesi, que disponibilizou R$ 30 milhões para 105 propostas. Destas, pelo menos 12 são focadas ou tem aplicações no setor de energia, envolvendo áreas como óleo e gás, energia elétrica e biocombustíveis.
energiahoje




 
DESTAQUES
 
 



 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil