GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
Petrobras debate compliance em evento com juízes Moro, Bretas e secretária de Transparência, Claudia Tayla

Na véspera do Dia Internacional de Combate à Corrupção, Petrobras apresenta iniciativas da companhia para fortalecer a prevenção

A Petrobras realizou, no último dia (08/12), véspera do Dia Internacional de Combate à Corrupção, o 4º evento “Petrobras em Compliance”, em seu edifício-sede, no Rio de Janeiro. O encontro foi uma oportunidade para apresentar a evolução das iniciativas da companhia e debater as questões ligadas ao combate à corrupção, de forma mais ampla. O evento contou com a participação do presidente Pedro Parente, conselheiros, diretores, executivos da companhia, dos juízes federais Sérgio Moro e Marcelo Bretas e de Cláudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. A Petrobras apresentou os resultados do fortalecimento do seu ambiente de compliance, especialmente as iniciativas preventivas que tem posto em prática.

“Fomos vítimas de um esquema criminoso e a grande maioria dos petroleiros nunca aceitou o que aconteceu aqui dentro. É gente honesta, dedicada e trabalhadora”, disse o presidente Pedro Parente. E continuou sua fala dizendo que “a Petrobras está fortalecendo seu caminho ético, honesto, inovador e tecnicamente único que sempre marcou a história”. Segundo ele, somos “uma Petrobras que quer fazer da governança e da conformidade o dia-a-dia de trabalho de cada um de nós”.

O juiz federal Sérgio Moro, por sua vez, falou sobre o tema “O combate à corrupção e o desenvolvimento do país”. Ele comentou que, no caso da Petrobras, uma minoria se envolveu com casos de corrupção. “Tenho absoluta certeza de que a grande maioria dos petroleiros, além de não ter participado, tem repúdio a essas práticas criminosas”, concluiu.

O juiz federal Marcelo Bretas apresentou o tema “O papel do poder público, das empresas e da sociedade na promoção de uma cultura ética e íntegra” e destacou que o trabalho que está sendo feito no Brasil é reconhecido mundialmente e pode servir de exemplo para outros países. Bretas reforçou que a companhia é vítima nos eventos relacionados à Lava Jato: “A empresa não errou. Pessoas erraram”.

Para a secretária Claudia Taya, os programas de compliance são importantes para o fortalecimento da gestão das empresas estatais. Ela falou da importância da participação da força de trabalho nas ações de conformidade. “É muito importante esse recado que está sendo dado hoje. Isso empodera vocês. E sem o comprometimento da alta administração isso é impossível”, disse.

Resultados
O diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, João Elek, apresentou os principais resultados registrados em 2017. Foram 385 pareceres de conformidade emitidos, elevando o nível de segurança na tomada de decisão; cerca de 3 mil análises de Background Check de Integridade realizadas, possibilitando maior segurança na seleção dos profissionais indicados para assumir funções gerenciais, atuar como administradores ou Conselheiros Fiscais em empresas do Sistema Petrobras; cerca de 15 mil empresas analisadas pelo processo de Due Diligence de Integridade, aumentando a segurança nas nossas contratações; e o treinamento de mais de 50 mil profissionais sobre ética, fortalecendo a disseminação da cultura de compliance. “Contribuímos com as autoridades em caráter irrestrito para trazer sempre à tona qualquer irregularidade”, acrescentou Elek.
Agência Petrobras




 
DESTAQUES
 
 


 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil