COMPANIES GUIDE
CATEGORIES
 
   

 
PROFESSIONALS
 
   
Abemi sob novo comando

Antonio Ernesto Ferreira Müller, da Tridimencional Engenharia, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi). O executivo, que tem mais de 15 anos de experiência de diretoria, substitui Carlos Maurício de Paula Barros, da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), que esteve no comando da entidade por duas gestões consecutivas, entre 2008 e 2012. Para a vice-presidência foi indicado Márcio Alberto Cancellara, da Projectus Consultoria.

Com foco prioritário em ganho de competitividade, Müller apresentou plano de ação da atual gestão e fez questão de assinalar que o projeto foi desenvolvido em conjunto com a diretoria anterior, já que será mantida uma linha de continuidade.

Durante discurso de posse, nesta semana, o novo presidente da associação deu ênfase também a aspectos como desenvolvimento de capacitação de mão de obra e de processos.

Ele anunciou também que será retomada a criação de um sistema de informações de mercado destinado a subsidiar associados no seu direcionamento comercial.

Müller acredita que ao longo do tempo a Petrobras deverá repassar às empresas do segmento a parte de engenharia básica de projeto, embora atualmente não veja isso como uma característica do mercado brasileiro de O&G. Em sua opinião, no entanto, qualquer projeto básico que venha a ser buscado no exterior, teria que ser contratado diretamente por meio de empresas brasileiras de engenharia. Mas com a condição de trazer respectivo parceiro tecnológico estrangeiro e não o contrário.

Em relação ao programa de qualificação e certificação, Müller explicou que será implementado no segundo semestre e que está em andamento uma negociação com certificador estrangeiro que atua no EUA e cujo nome não pode ser revelado ainda. O Senai também deverá atuar como parceiro, complementou, e talvez possa haver também o envolvimento da Petrobras.

O novo presidente da Abemi ponderou que as empresas cresceram muito e precisam estar preparadas para exportar serviços quando se depararem com um vale típico dos movimentos cíclicos de prosperidade. O custo Brasil, afirma, é outro aspecto que precisa ser trabalhado nesse processo porque é um obstáculo sério.

Muller disse tmabém que não acredita na paralisação do programa nuclear brasileiro após a construção de Angra 3. Para ele houve uma interpretação incorreta da recente manifestação do secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, quanto a não haver mais novas usinas até 2022. “Foram mapeados 40 locais e seria necessário agora escolher dois locais por região e começar a estudar”.

Diretoria completa

Com 48 anos de existência e 140 empresas associadas, a Abemi passa a ter a seguinte composição de diretoria para o período de 2012 a 2014: Diretores de Segmento Econômico - Petróleo e Gás , Guilherme Pires De Mello, da Techint Engenharia e Construção; Química e Petroquímica, José Octávio L. de Alvarenga, da Promon Engenharia; Mineração e Siderurgia, Gabriel Aidar Abouchar, da Enfil Controle Ambiental ; Energia, José Lima Olliver Júnior, da Potencial Engenharia; Papel e Celulose, Marcelo Handro Cordaro, da Poyry Tecnologia; Infraestrutura em Geral, Silvério Totaro Garbin, da Camargo Corrêa Óleo e Gás; Diretores de Serviços - Sistemas de Gestão , Maurício Mendonça Godoy , da SOG - Óleo e Gás (SETAL); Engenharia, Liliam Maria Torresan Valentin, da CH2M Hill do Brasil Engenharia; Construção Civil, Alberto Elisio Vilaça Gomes, da Carioca Christiani-Nielsen Engenharia; Montagem e Manutenção, Francisco Assis de Oliveira Rocha, da UTC Engenharia; Fabricação, Wagner Othero, da Jaraguá Equipamentos Industriais; Serviços Complementares, Sérgio Salomão, da IMC SASTE Construções, Serviços e Comércio; Conselho de Administração - Sistemas de Gestão, Oscar Simonsen Junior, da Montcalm Montagens Industriais; Engenharia, Gerson Ricardi, da CNO; Construção Civil, André Alexandre Glogowsky , da Hochtief do Brasil; Fabricação, Valdir Folgosi, da Centroprojekt do Brasil; Montagem e Manutenção, Paulo Nishimura, da Niplan Engenharia; Serviços Complementares, Carlos Alberto de Oliveira e Silva, da Tomé Engenharia.
energiahoje




 
FEATURES
 
 



 

 
ADVERTISING
 
 
 

 
PARTNERSHIP
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil