GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
EPE indica que malha de transporte de gás pode ser expandida com 2 mil km de novos dutos

Primeira versão do Plano Indicativo de Gasodutos (PIG), elaborado pela EPE, mapeou 11 projetos potenciais para extensão da malha de transporte de gás natural, totalizando cerca de 2 mil km de novos dutos.

Representam um investimento estimado em R$ 17 bilhões, para elevar em 124 milhões de m³/dia a capacidade nacional de transporte.

Maior parte dos projetos está relacionado a novas fontes de gás natural a partir de terminais de regaseificação de GNL. Há também oportunidades de ampliação da malha para conectar novos mercados.

O PIG substituiu o Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (PEMAT), que previa a indicação de gasodutos para leilões de concessão, coordenados pela ANP. O PIG, por sua vez, já considera a possibilidade de mudança na regulação do setor.

A expectativa do governo é que a nova Lei do Gás, em discussão na Câmara dos Deputados, inclua um regime de autorização para construção de novos gasodutos, substituindo a necessidade de leilões de concessão.

O consumo de gás natural caiu 1,9% em agosto na comparação anual. No mês, a demanda foi de 70,79 milhões de metros³/dia, frente a 72,17 milhões de m³/dia em 2018 (dados da Abegás).

Nos segmentos, a demanda industrial recuou 8,69%; comercial e residencial cresceram, respectivamente, 2,59% e 10,34%. Geração de energia demandou 3,90% mais gás.
EP BR




 
DESTAQUES
 
 


 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil