GUIA DE EMPRESAS
CATEGORIAS
 
   

 
PROFISSIONAIS
 
   
Apontado como alternativa ao petróleo, gás de xisto polui a água

O método para a extração do gás, no entanto, provoca polêmica já que água e produtos químicos são injetados no solo, causando contaminação

Os Estados Unidos alcançam a autossuficiência em combustível graças ao xisto. Essa tecnologia pode se desenvolver no brasil e já existe a discussão sobre o marco regulatório sobre o tema no Congresso.

O gás de xisto é um combustível mineral, assim como o gás natural. Ele é o produto da fricção dentre as rochas de xisto, também chamadas de folhelho. Mas apesar de ser uma alternativa ao petróleo, os efeitos ao meio ambiente divide especialistas.

A polêmica sobre a exploração do mineral está na extração, conhecida como fracking. No método, o solo é perfurado até encontrar o conjunto de rochas de xisto, para extrair o gás é necesário injetar água pressurizada e materiais químicos nocivos.

Durante o processo, essa água contaminada com os produtos químicos acaba infiltrando em camadas mais produndas do solo, justamente onde estão os lençóis freáticos, ou seja, a água potável que é usada para consumo humano.
R7




 
DESTAQUES
 
 


 

 
PUBLICIDADE
 
 
 

 
PARCERIAS
 
 
 
 

 
  Copyright © 2009 - Guia Oil e Gas Brasil