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Terceiro workshop sobre gás natural debate ponto virtual de negociação e mercados de balcão e bolsa

ANP realizou em (7/5) o 3º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás. O evento, transmitido pelo canal da ANP no YouTube, teve como objetivo trazer para discussão os aspectos da operação do ponto virtual de negociação e do funcionamento dos mercados organizados de gás natural (mercados de balcão e bolsa). Os dois primeiros workshops ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano.

Na abertura do workshop, o diretor da ANP José Cesário Cecchi, lembrou que esses eventos têm o objetivo de aumentar a interação da Agência com os interessados e agentes envolvidos na formação do novo mercado de gás. “As opiniões colhidas nesses workshops serão consideradas na minuta de resolução que irá revisar as normas das atividades de carregamento e comercialização de gás natural, conforme previsto na agenda regulatória da ANP para biênio 2021-2022. No sentido de avançar na direção da formação de um novo mercado de gás natural, livre e concorrencial, é importante que um mercado organizado possa surgir e se desenvolver, contando sempre com a supervisão da atuação dos agentes pela ANP e a cooperação da Agência com os demais órgãos de fiscalização e controle”, afirmou.

No encontro, a ANP debateu temas como: descrição da operação do ponto virtual de negociação; distinção entre mercado físico, mercado de balcão e de bolsa; caracterização do mercado organizado de gás natural; promoção da liquidez no mercado de gás; delimitação do escopo da regulamentação dos produtos oferecidos no mercado organizado; e papel da publicidade de preços.

O workshop teve ainda a participação de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), do Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) e da European Energy Exchange (EEX), que apresentaram as experiências com o funcionamento dos mercados organizados de energia elétrica e gás natural, bem como os principais desafios para o seu desenvolvimento.

A série de workshops tem por objetivo debater a caracterização do mercado do gás natural e do relacionamento comercial entre os agentes, definições que influenciarão as normas de: contratação de capacidade de transporte; compra e venda de gás natural no mercado físico ou em mercados organizados (mercado de balcão e bolsa); e participação em mecanismos de contratação destinados a promover ações de balanceamento.
Ascom ANP




 
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