O acordo de cooperação estratégica para o desenvolvimento e produção de guindastes offshore fechado entre a norueguesa Dreggen e a brasileira Koch engenharia em fins de março de 2012 dará origem a equipamentos com conteúdo local de até 60% nos próximos quatro anos. O desenho e o projeto dos equipamentos serão feitos na Noruega, enquanto os trabalhos de usinagem ficarão a cargo da empresa nacional, que está baseada no Rio Grande do Sul.
De acordo com a country Manager da empresa, Sandra Sandoval, o objetivo é disputar licitações para sondas de perfuração, embarcações de apoio, FPSOs e WHPs.
Baseada na cidade de Bergen , a Dreggen já havia fechado, também em março deste ano, contrato com a Transpetro para o fornecimento de 12 guindastes para quatro Panamax, mas sem conteúdo local. As unidades para a subsidiária da Petrobras serão fabricadas no estaleiro EISA, em Alagoas.
“O acordo com a Kock fortalece nossa posição no mercado sem dependermos de investimentos ou período de estabelecimento. O objetivo é que, juntos, possamos nos posicionar como um dos principais fornecedores de guindastes no Brasil”, destaca o diretor da norueguesa Haldor Rongve.