O volume de negócios para sexta edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo, que acontece de 16 a 19 de outubro no Mendes Convention Center, deve ser pelo menos 50% superior ao verificado em 2011 quando as rodadas promovidas pelo Sebrae e Ciesp, envolvendo 290 empresas participantes, somaram algo em torno de R$ 41 milhões.
Essa é a expectativa da organização do evento que, pela primeira vez, está sob comando da Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM). Companhias como Saipen, Transocean e Modec estão entre as novidades da mostra comercial que terá 12 mil m² de área e um total de 300 expositores.
Com apoio do IBP a conferência técnica também vai crescer em diversidade e conteúdo. Uma sessão plenária com a presença de especialistas e autoridades marcará a abertura dos trabalhos, colocando em debate temas de importância para o setor. O público visitante deverá mais do que duplicar, chegando 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
“Acreditamos que é possível duplicar a Santos Offshore de tamanho nos próximos três anos”, disse nesta segunda-feira, 7/5, o presidente da RXAM, Juan Pablo de Vera, durante o lançamento oficial, no Mendes Plaza Hotel, em Santos. Existe ainda, complementou, bom potencial para que, em futuro próximo, possa haver inclusive um desdobramento por segmentos.
“A Santos Offshore vem ganhando espaço e importância ano a ano, crescendo junto com a movimentação da cidade em torno das atividades de exploração e produção. Estamos no rumo certo”, afirmou e Igor Tavares, diretor da área de Óleo e Gás da RXAM, durante a apresentação que contou com a participação de executivos do mercado e representantes da ANP e Secretaria de Energia de São Paulo. De acordo com o executivo, as rodadas de negócios desta edição estarão entre as mais representativas do País, graças ao apoio do Sebrae, Onip e do sistema Fiesp-Ciesp.
“Mexilhão era apenas um projeto conceitual quando a primeira Santos Offshore foi realizada em 2007. Hoje temos 22 sondas na bacia, com produção regular no Campo de Lula”, lembrou José Luiz Marcusso, gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, companhia que está presente desde a primeira edição como patrocinador master. O evento, avalia o executivo, é uma ótima oportunidade para que as empresas interessadas em trabalhar na área se apresentem, permitindo inclusive o desenvolvimento de uma sinergia com os demais participantes.