A produção brasileira de petróleo e gás natural permaneceu praticamente estagnada, em maio, na comparação anual. O boletim de produção da ANP divulgado essa semana, aponta que este ano foram produzidos 2,478 milhões de boe/dia, frente ao resultado de 2,491 milhões de boe/dia um ano antes – redução de 0,5%.
No período, foram produzidos 2,048 milhões de barris/d de óleo e 68 milhões de m³/d de gás natural representando uma redução de 1,2% e aumento de 2,6%, respectivamente – em comparação com o mês de abril deste ano, os números melhoraram, respectivamente, 1,3% e 4,7%.
A queima de gás registrada pela ANP em maio foi de 3,6 milhões de m³/dia de gás, ou seja, caiu tanto na comparação anual (-9,7%), quanto em relação ao mês de abril deste ano (-0,6%). De acordo com a agência, 7,2% do gás natural queimado refere-se a campos em fase de TLD, participação menor, tendo em vista que, em 2011, os TLDs foram responsáveis por 12,5% da queima de gás.
Quanto à disponibilidade de gás, o índice melhorou no período. Em maio deste ano, 64,4% da produção de gás chegou ao mercado, superando maio de 2011, quando o valor foi de 61%. Em volume, 44 milhões de m³/d ficaram disponíveis contra 40,7 milhões de m³/d, no ano anterior.
Aumenta a participação do pré-sal
No pré-sal, a produção subiu 4,8% entre abril e maio quando foram registrados 142,3 milhões de barris/d de óleo e 4,6 milhões de m³/d de gás natural, totalizando 171,3 Mboe/d. Ao todo, 10 poços produziram da camada ultraprofunda nos campos de Lula, Caratinga e Barracuda, Marlim Leste, Marlim e Voador.
Após mais um ano sem novas rodadas de licitação de blocos, a participação de campos operados pela Petrobras na produção brasileira subiu para 94,4%, acima dos 92,2% calculados pela ANP em maio de 2011. Quanto à origem geográfica, 91,1% do óleo e 75,4% do gás foram extraídos de bacias offshore – percentuais estáveis na comparação ano a ano.
20 maiores produtores
Entre os 20 campos que mais produziram petróleo e gás natural em maio, 18 deles são operados pela Petrobras, um pela Statoil e outro pela Shell. A petroleira norueguesa assumiu o lugar da Chevron como representante das estrangeiras na lista – ano passado, o campo de Frade figurava na 9ª colocação com uma produção de 76 milhões de boe/d.
Este ano, o topo da lista ficou assim: em 1º, Marlim Sul, com 341 milhões de boe/d; em 2º, Rocandor, com 280 milhões de boe/d e em 3º Marlim que produziu 223 milhões de boe/d. No ano, destaque para o campo de Lula, cuja produção subiu 87% para 101 milhões de boe/d, ocupando a 7ª colocação frente ao 13º lugar de maio de 2011.
O campo de Manati foi o maior produtor de gás natural, com produção média de 6,6 milhões de m³/d em maio. Entre os estrangeiros, Peregrino, operado pela Statoil, ficou em 13º, produzindo 49 milhões de boe/d, a frente do campo de Ostra, na 14ª posição, onde a Shell produziu 44 milhões de boe/d.